Foi inaugurada a rede nacional de Balcões da Inclusão. A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes anunciou: “Destinam-se, prioritariamente, a pessoas com deficiência e suas famílias e a todos aqueles que sintam necessidade de obter informação especializada em qualquer temática ligada com a deficiência”.
A rede inicia-se com seis balcões piloto nos Centros Distritais de Segurança Social de Lisboa, Faro, Setúbal, Porto, Viseu, Vila Real, sendo objetivo alargá-la a todos os distritos do país.
O atendimento especializado nestes balcões melhorá a qualidade do serviço prestado aos cidadãos, que desta forma, contarão com um conjunto integrado de meios para acesso à informação e resolução de questões e simultaneamente promoverá a inclusão na sociedade.
Os objetivos do serviço são:
- Melhorar a prestação de informação às pessoas com deficiência/incapacidade e suas famílias;
- Garantir um atendimento personalizado e qualificado;
- Efetuar o correto encaminhamento dos cidadãos na resolução dos seus problemas;
- Prestar o apoio necessário ao estabelecimento dos contactos com outros organismos da Administração Pública, na área da deficiência e da reabilitação, com competência para a resolução das situações apresentadas, sempre que se justifique;
- Promover a inclusão na sociedade de informação.
No Balcão da Inclusão pode obter informação sobre:
- Prestações sociais (subsídios e apoios);
- Respostas sociais (lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.);
- Emprego e apoios às Entidades Empregadoras;
- Formação Profissional;
- Benefícios fiscais;
- Acessibilidades;
- Transportes;
- Intervenção Precoce;
- Educação;
- Centros de recursos para inclusão;
- Produtos de Apoios/Ajudas Técnicas.
Estas temáticas estão também disponíveis nos restantes Serviços de Atendimento da Segurança Social, ainda que não concentradas num único posto de atendimento, como ocorre no Balcão da Inclusão.
O atendimento no Balcão da Inclusão pode ser marcado através do formulário online ou no Serviço Local de Segurança Social da zona de residência.
Informações de: http://www.seg-social.pt/balcao-da-inclusao