Quem somos e como nasceu a ANDO

A ideia de criar uma associação em Portugal surgiu em 2014. Em anos passados foram criadas duas associações: os Pequenos Lusitanos e a Apacondro. Mas nenhum destes projectos teve continuidade.

Quando me deparei com o diagnóstico de acondroplasia da minha filha Clara em 2012, não encontrei a resposta que necessitava. O que me levou a sentir a necessidade de tomar uma iniciativa.

Num congresso em Espanha em Outubro de 2014, conheci o Vítor Monteiro, a Margarida Noronha, o João Santos e o Dr. Sérgio Sousa, médico geneticista clínico no hospital pediátrico de Coimbra. O Vítor e a Margarida, ambos com acondroplasia, coordenaram os Pequenos Lusitanos, mas o projecto não avançou. Encontrei-os com vontade de criar um grupo consistente, coeso e que orientasse forças para trabalhar no sentido das pessoas com displasias e direccionado às famílias.

A nossa primeira reunião de grupo realizou-se em Dezembro de 2014, no pediátrico de Coimbra, com a organização do Dr. Sérgio Sousa e participação do Prof. Saraiva, o director do Pediátrico e com um grupo de clínicos do hospital e ainda com a Carmen Alonso, a coordenadora da Fundação ALPE acondroplasia, de Espanha, que nos deu a conhecer a sua experiência no trabalho da fundação com as famílias e crianças.

A partir daí, trabalhamos no sentido de avaliar as linhas de ação e idealizar os primeiros projectos, assim como desenvolver o nome e a imagem para a associação.

Na reunião seguinte, em Fevereiro de 2015, decidimos avançar com o nome de ANDO Portugal! E designer Sara Lourenço Ferreira, com a sua incansável e benemérita dedicação à causa, fez todos os estudos de imagem que hoje são o nosso rosto e a vossa casa: a ANDO.

Logo ANDO Positive

A 26 de Maio de 2015, nasceu a ANDO!

Todos os sócios fundadores da ANDO, têm uma ligação com um tipo de displasia. Somos pessoas com uma displasia, somos pais, somos família, somos amigos.

Somos ANDO!

Corpos Sociais
Direcção

Presidente – Inês Alves

Vice-Presidente – José Francisco Sim-Sim

Tesoureiro – Rosália Marques

Assembleia geral

Presidente – Miguel Lima

Vice-presidente – Margarida Noronha

Vogal – Lia Silva

Conselho Fiscal

Presidente – Vítor Monteiro

Secretário – Aníbal Martins

Vogal – Isabel Lima

Texto redigido por Inês Alves