A ideia de criar uma associação em Portugal surgiu em 2014. Em anos passados foram criadas duas associações: os Pequenos Lusitanos e a Apacondro. Mas nenhum destes projectos teve continuidade.
Quando me deparei com o diagnóstico de acondroplasia da minha filha Clara em 2012, não encontrei a resposta que necessitava. O que me levou a sentir a necessidade de tomar uma iniciativa.
Num congresso em Espanha em Outubro de 2014, conheci o Vítor Monteiro, a Margarida Noronha, o João Santos e o Dr. Sérgio Sousa, médico geneticista clínico no hospital pediátrico de Coimbra. O Vítor e a Margarida, ambos com acondroplasia, coordenaram os Pequenos Lusitanos, mas o projecto não avançou. Encontrei-os com vontade de criar um grupo consistente, coeso e que orientasse forças para trabalhar no sentido das pessoas com displasias e direccionado às famílias.
A nossa primeira reunião de grupo realizou-se em Dezembro de 2014, no pediátrico de Coimbra, com a organização do Dr. Sérgio Sousa e participação do Prof. Saraiva, o director do Pediátrico e com um grupo de clínicos do hospital e ainda com a Carmen Alonso, a coordenadora da Fundação ALPE acondroplasia, de Espanha, que nos deu a conhecer a sua experiência no trabalho da fundação com as famílias e crianças.
A partir daí, trabalhamos no sentido de avaliar as linhas de ação e idealizar os primeiros projectos, assim como desenvolver o nome e a imagem para a associação.
Na reunião seguinte, em Fevereiro de 2015, decidimos avançar com o nome de ANDO Portugal! E designer Sara Lourenço Ferreira, com a sua incansável e benemérita dedicação à causa, fez todos os estudos de imagem que hoje são o nosso rosto e a vossa casa: a ANDO.
A 26 de Maio de 2015, nasceu a ANDO!
Todos os sócios fundadores da ANDO, têm uma ligação com um tipo de displasia. Somos pessoas com uma displasia, somos pais, somos família, somos amigos.
Somos ANDO!
—
Corpos Sociais
Direcção
Presidente – Inês Alves
Vice-Presidente – José Francisco Sim-Sim
Tesoureiro – Rosália Marques
Assembleia geral
Presidente – Miguel Lima
Vice-presidente – Margarida Noronha
Vogal – Lia Silva
Conselho Fiscal
Presidente – Vítor Monteiro
Secretário – Aníbal Martins
Vogal – Isabel Lima
—
Texto redigido por Inês Alves