Galerias

Conquista Da Medalha De Prata No Mundial 2017

Miguel Monteiro, um jovem de 16 anos atleta de lançamento do peso classe F40, conquistou a medalha de prata no Mundial do Comité Paralímpico Internacional de 2017!

Com esta medalha bateu, também, o seu recorde pessoal com um lançamento de 9,86m.

Desde o ano passado que está entre os melhores atletas do mundo nesta modalidade. Já tinha participado na competição de 2016, onde foi o participante mais novo não só no lançamento do peso, como de toda a competição, alcançando o 5º luga com 15 anos.

Hoje pode ver as duas prestações nos vídeos em baixo.

Este ano participou também no Mundial de Júniores do Comité Paralímpico Internacional na Suiça, conquistando a medalha de ouro com um lançamento de 11,05m.

Parabéns e Obrigado, Miguel! Um exemplo de grande motivação e de superação.

Mundial de Atletismo do IPC (International Paralympic Committee) de 2016 no Rio de Janeiro 

 

Mundial de Atletismo do IPC (International Paralympic Committee) de 2017 em Londres 

Fontes

https://www.paralympic.org/sites/default/files/document/170815094945492_World+Para+Athletics+Junior+Championships+Notwill+2017+-+Results+Book++Medal+Table.pdf

https://desporto.sapo.pt/modalidades/atletismo/artigos/miguel-monteiro-campeao-no-peso-nos-mundiais-de-atletismo-adaptado-de-juniores

https://www.youtube.com/channel/UCi8n36NkW2uCQSFZNiYtuMQ

 

Anúncios

Concurso Internacional De Fotografia

Cartaz em JPEG.jpg

A Plural e Singular já abriu as inscrições para a 4ª Edição do seu Concurso Internacional De Fotografia. A entrega de trabalhos poderá ser feita até ao dia 15 de Outubro.

Qualquer pessoa pode concorrer, seja fotógrafo amador ou profissional e independentemente da idade (os menores de 18 anos precisam desta autorização). Poderá participar de forma individual ou representando uma entidade.

O tema deste ano é a “Inclusão na Diversidade” e tem como objetivo principal sensibilizar o público para o verdadeiro sentido de inclusão, mostrando a presença ou ausência dela à sua volta. Desta forma, espera-se promover a reflexão sobre o que é uma sociedade verdadeiramente inclusiva e desmistificar a deficiência junto de quem não tem contacto com ela.

O júri será presidido por Sónia Silva, representante do Centro Português de Fotografia, e contará com a presença de David Rodrigues, professor de Educação Especial e presidente da Pró-Inclusão e Paulo Pimenta, fotojornalista do jornal Público. Será avaliada a adequação da imagem ao tema do concurso, assim como a criatividade, originalidade e composição.

Plural e Singular

Os vencedores serão anunciados na 19ª Edição da Plural e Singular, que será lançada no dia 3 de Dezembro pela manhã, assinalando a data de aniversário da Plural e Singular e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Para mais informações, consulte o regulamento aqui e veja a ficha de inscrição.

Não perca esta oportunidade e participe!

Noticia original

http://pluralesingular.pt/index.php/noticias/curtas/portugal/item/3355-o-concurso-de-fotografia-a-inclusao-na-diversidade-avanca-para-mais-uma-edicao

 

Bolsas De Estudo Para Pessoas Com Deficiência

Estudantes universitários
Fonte: http://www.pexels.com.

Há novas regras na atribuição de bolsas de estudo no Ensino Superior para pessoas com deficiência.

A partir deste ano lectivo (2017/2018) todos os alunos inscritos no ensino superior com grau de incapacidade igual ou superior a 60% são considerados elegíveis para receber uma bolsa de estudo no valor da propina que pagam:

Artigo 161.º

Alunos com incapacidade igual ou superior a 60 %

1 – A partir do ano letivo 2017/2018, os alunos inscritos no ensino superior que demonstrem, comprovadamente, possuir um grau de incapacidade igual ou superior a 60 % são considerados elegíveis para efeitos de atribuição de bolsa de estudo.

2 – A bolsa de estudo prevista no número anterior corresponde ao valor da propina efetivamente paga.”

Fontes:

Lei nº42/2016, Artigo 161.º. https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/105637672/details/maximized

Resultados do Questionário Compreensivo Sobre as Displasias Ósseas

Questionário

Agradecemos a todas as pessoas que responderam ao Questionário Compreensivo, cujo prazo de resposta terminou dia 30 de Junho. A vossa colaboração permitiu reunir um conjunto de observações e informações sobre as necessidades das pessoas com displasias ósseas e das suas famílias, o que ajudará na estruturação de futuros projectos da ANDO.

Consulte aqui os resultados do Questionário Compreensivo sobre as Displasias Ósseas

 

A União Das Diferenças

Carolina Lemos a declamar os seus textos durante o evento

A Carolina Lemos marcou um dos momento mais simbólicos no 1º Encontro de Famílias da ANDO, que decorreu no dia 17 de Junho, com a declamação de um poema da sua autoria. Sentimos a profundidade e a leveza da sua poesia  pela primeira vez na Celebração das Doenças Raras em 2016 e convidámo-la a criar novamente poesia para o nosso Encontro.

A Carolina é doutorada em Genética, investigadora no I3S no Porto, e membro da ANDO Portugal!

 

A União Das Diferenças

Tu, que estás aí sentado, tentando fingir que és igual a Mim, quando nunca poderemos ser iguais.
Tu, que baixas o olhar para que o Mundo não te veja, mas sem coragem de olhar o Mundo de frente.
Tu, que choras porque o Outro não entende mas foges de compreender a Ti próprio.
Tu, só por Hoje, dá-me a mão e Vem.
Confia e atreve-te a olhar as diferenças sem Medo.
As borboletas são de mil cores, os pássaros têm diferentes penas e os peixes formas diversas.
Sê Tu, Hoje e une-te ao puzzle maravilhosa da Vida composta por todos Nós!
E Sorri, porque és uma dessas peças!

Carolina Lemos

Muito Obrigada, Carolina!

E a si, esperamos vê-lo/a no próximo Encontro!

Programa Encontro Nacional ANDO

Programa Encontro ANDO

É com enorme expectativa que se aproxima o dia do Encontro da ANDO.

Criamos um programa variado, com espaço e tempos de conversa, questões e intervenções. E as crianças terão 2 animadoras para brincar com eles durante o dia, no mesmo espaço da reunião.

Teremos 60 pessoas neste primeiro encontro da ANDO, com 16 crianças incluidas.

Estamos confiantes que dia 17 de Junho marcará positivamente todos os participantes.

Este é um Encontro de todos, para todos, e entre todos.

Questionário compreensivo sobre as displasias ósseas em Portugal

De modo a melhorar a resposta às necessidades das pessoas e famílias de pessoas com displasias ósseas, elaborámos o seguinte questionário, que faz o levantamento destas necessidades.

Como é que fazer o levantamento destas necessidades vai ajudar as pessoas?

Este questionário anónimo terá como objectivo final a elaboração de artigos científicos observacionais elaborados por nós, ou outras entidades competentes que poderão culminar num melhor acompanhamento clínico, aconselhamento social e numa melhor adaptação dos espaços de público e de trabalho.

Aceda ao questionário no botão em baixo:

Botão questionário

Encontro de famílias

                       CONVITE

 A ANDO Portugal tem o maior gosto em o/a convidar para um encontro de famílias,  no qual ofereceremos um almoço e que iremos realizar no dia 17 de Junho de 2017, a partir das 12:00h, no Hotel Estrela, em Lisboa.

O encontro terá como maior objectivo aproximar pessoas e famílias e criar momentos de partilha num ambiente de lazer e boa-disposição, durante o qual iremos abordar questões relevantes para as famílias, as necessidades que sentem, as dificuldades que atravessam, mas também as experiências positivas. As crianças terão espaço exterior para brincar e criarem vínculos!

A Fundação ALPE estará presente através da sua directora, Carmen Alonso, para connosco partilhar o seu vasto conhecimento, experiências e calor humano.

Este encontro, que se espera o primeiro de muito, será possível pela iniciativa dos membros da ANDO e pelo apoio da Fundación ALPE e da BioMarin Europe Limited.

Confirme já a sua presença por telefone ou email!

913811227 / info@andoportugal.org